quarta-feira, julho 04, 2007
Para Rubina
Perdoe-me, Rubina! Aqui vai uma breve explicação do que é o chimarrão!
Não é nada alucinógeno, não, é uma bebida quente típica do gaúcho, ou seja, do morador do sul do Brasil. Como é a região mais fria do país, eles inventaram uma maneira de se esquentar, e usam uma erva mate, uma cuia e uma bomba, como se fosse um canudo! Como são vizinhos da Argentina e Uruguai, existem também os equivalentes "hermanos", chamados "tererê".
E claro, já respondendo aos comentários sobre "chima" e praia, lembrem-se: Gelado no calor dá choque térmico! Nada melhor para resfriar o corpo que um belo chimarrão no praia!!!!!!!!
Espero que dê para entender. Caso contrário, Rubina, fica o convite para uma roda, aqui no Brasil! Quando quiser nos visitar, terei a erva pronta e a água quente!!!
Inté!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Tati
Muito obrigada.Que honra essa explicação. Na ilha da Madeira temos algo semelhante para aquecer, a poncha. Os pescadores tomavam pela manhã,antes de irem pescar. Beijão
Sou fascinada pelas tradições e culturas de cada canto do Brasil, e adorei o seu relato, bem detalhado, sobre como proceder em uma roda de pessoas que compartilham o mesmo chimarrão...Agora, fiquei curiosa pra saber se o seu marido infringiu uma regra dessa cerimônia, ou é uma regra sua?...rs...Coisa de mulher?...
Voltando...rs Como eu faço para que meu nome aqui, seja um link para o meu blog? www.matutando2.blogspot.com
Rubina, uma honra é ter vc como leitora! E saber que ajudo vc a conhecer um pouco sobre nossa cultura brasuca!!!
Mineira, a regra que o Sr. Jeca quebrou foi daquelas que só eu sei, nem ele........ A roda estava gigante e eu esperando a minha vez, e ele achou que eu não queria.... bah, desde quando, eu não querer chimarrão.... SOFÁ NELE!!!!
PS: Pra vc entrar com o link, é só comentar com sua conta google, não com "outro".
Beijos
Postar um comentário