quinta-feira, outubro 18, 2007

Resposta!

Pra começar, é preciso dizer que os comentários que vocês deixaram no post abaixo merecem um post de resposta! Em primeiro lugar por que é um assunto delicioso, por que vocês me deram vááárias idéias e por que quero garantir que cada um tenha sua resposta divulgada...
Amei, vou fazer mais enquetes para ter leitores anônimos se manifestando e tímidos arregaçando as mangas...

Dani Moll, 100 anos de Solidão também é livro marco na minha vida, mas concordo com você, lido na sétima série é do rol das malucas que encaram as páginas com uma certa obcessão quase maníaca... Macondo ainda está muito além dos passaportes deles...... Meu pé de laranja lima coloquei na lista da 5 série, para já começarem com chave de ouro! Anne Frank parece bem cotada na enquete e Capitães de Areia fala à alma nacional.... Obrigada!!!

Gatta, vou pegar de jeito a professora que te fez odiar Primeiras Histórias... Deixa ela cruzar comigo na rua, rsrsrs...
É por sua aridez mesmo que eu quero trabalhar com eles, leitura em sala, de preferência em roda, para discussão e fruição. Já aconteceu isso este ano, alguns detestaram o livro de Crônicas do Veríssimo que dei, mas ao ler em conjunto, adoraram, pois o entenderam melhor... Saramago anda de mãos dadas com o Gabo, um dia eles chegam lá.... Feliz ano velho também me marcou muito, mas de uma maneira que nem é apropiado escrever aqui... Foi durante sua leitura, aos 12 anos que descobri certas sensações... Eu até marcava as páginas para reler depois... Sacou?
Fernão Capelo gaivota é o livro que mais marcou o Sr. Jeca, adorei que apareceu nas dicas... Vou ler... Thanks!!!

Gui, saravá, querido!!! Amo suas aparições! Vou checar a compilação de contos e poemas, pois o projeto é fazê-los escrever um livro de contos ao final do ano.... Na sexta série, fazem o blog... Na sétima, o livro e na oitava, se tudo der certo, ponho os pupilos no palco para encenar Nelson Rodrigues...... Adoraria dar o Mundo de Sofia, mas a minha face controladora não deixa que outra professora assuma tal análise.... Vou deixar para a oitava, sob MINHA (megalômana) supervisão... A indicação dos Villas Boas também está anotada, thanks....
PS: Eles leram A Casa Tomada do Cortázar, sabia? "Nossa, pro, muito louco isso, né?"......

Clau, também adoro a coleção..... Trabalho na quinta série com Contos Brasileiros e Poesias. Na sexta, usei o Crônicas. Como notei, Anne Frank não terá escapatória desta vez e o Gênio do Crime uso na quinta série, eles simplesmente amam!!! E claro, obrigada por não me deixar sozinha no mundo dos leitores masoquistas do Holocausto, rsrsrs. Se bem que sua causa era bem mais nobre que a minha.....

Carolzinha, quem sabe podemos arranjar de VOCÊ dar as aulas de texto enquanto eu troco fraldas de cocô, hein? Que acha?..... Vou checar também o Olhai os lírios do campo, infelizmente este eu não li... Mas você me fez lembrar de Incidente em Antares, que é fantástico....

MC, excelente lembrança! fernando Sabino é ótimo para esta faixa etária!!! Super considerado na minha lista de finalistas!

MH, este ano dei A volta ao mundo em 80 dias, mas meu único problema com Verne são as malditas adaptações!!!! É super difícil achar original, ainda mais sabe onde, né? Na roça.... O Apanhador saiu rápido da lista, vi que era divagação demais da conta para eles.... E a Vaga Lume é ótima, mas deixo para 5a e comecinho de 6a séries. Se eu me enfiar lá na Cultura de chamo, pode deixar!

Virgínia, também adoro a coleção Para Gostar de Ler, e uso sempre que posso. Já o Tronco do Ipê está anotado para leitura, obrigada!

Capitão, este prazer que temos ao folhear páginas com cheiro de gráfica, de imaginar o que estará ao final e de curtir cada letra, nos acompanha desde o berço.... Minha mãe lia um livro do Monteiro Lobato para mim e minha irmã de que até hoje lembro a textura... Infelizmente, muitos de nossos pequenos não tiveram esta experiência, então é nossa luta em sala de aula, contaminar-lhes desta endorfina.... Sei que sua namorada concorda!

Yara, excelente citação, Anarquistas Graças a Deus também me marcou muito! Super considerado, obrigada!!!

Muitíssimo obrigada a todos, deixo a blogséire para amanhã!

Inté!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tati,
Tambem adoro este nosso convivio, ainda que virtual.
Se for para ser o mestre Cortazar, dá-lhes todo "todos os fogos o fogo" com, meu favorito, autoestrada do sul.
Se eles acharam cortazar louco, imagina borges então....
Beijos

MH disse...

E depois ainda fiquei pensando, em Otelo, que li nessa época e adorei, e num outro que li recentemente e emprestei pra filha da Ana Téjo, que também amou... Chama-se Coração de Tinta, da Cornelia Funke, mas talvez seja até mais indicado pra sexta série mesmo... fica a dica, eu adorei o livro!
Esse assunto empolga, né? rs
beijo