segunda-feira, dezembro 03, 2007

Dia Especial...

Precisava logo postar algo novo, não só para atualizar o blog, mas principalmente para tirar a cara daquela menina medonha da tela de entrada da Jeca! Não agüentava mais vê-la ao abrir o site...

"Sai desse bloooooooog que não te perrrrrteeeeeence"...
Vixe, saravá!

E hoje tenho um bom motivo de comemoração. Além de ter visto que Romeo já está de ponta cabeça, pesando 1,630 ks e medindo 37 cms, tive o grande prazer de entregar meu relatório de qualificação do mestrado!
A parte mais difícil está concretizada, agora é esperar a banca (dia 18...), ouvir as críticas, sugestões e aproveitar o final da fornada do Romeo para acabar de escrever.
Sabe aquele papo de que escritor que se preza compra uma casinha no campo pra fugir da loucura da cidade e escrever em paz?.... Tarãn.... Jeca só se preocupa em ver se a Siriema veio beber água na piscina e já está de volta ao computador, serena...

E por coincidência, hoje recebi um e-mail de um grande amigo, me indicando um blog chamado War in Rio, que dialoga diretamente com meu trabalho de pesquisa. (aliás, muito obrigada pelos elogios, ainda que "melhor blogueira do Brasil" tenha sido absolutamente advocatício e demagógico, rsrsrs... mas gostei, obrigada...)

Para quem não sabe, minha dissertação fala sobre violência e literatura infantil e juvenil e vem sendo um trabalho e tanto escrever sobre isso. Opiniões diversas e livros diversos me puseram em sinucas de bico com relação a posicionamento.
Até que ponto as crianças devem ou não ser postas em contato com livros violentos?
Mas até que ponto já não estão em contato com o material artístico na realidade?...

E esse quastionamento fica mais forte quando analiso um livro contemporâneo, de 2006 que fala sobre um seqüestro no Morumbi.
Analisar violência no século XIX é tranqüilo...
Trabalhar um livro da época da ditadura militar no Brasil já é um trabalho de distanciamento que o deixa interessante...
Mas falar do aqui e agora é outro papo.

O blog do qual o Evandro me falou, mostra um tabuleiro como o do jogo War, só que se passa no Rio de Janeiro. Até onde percebi, é uma maneira de protesto, ainda que baseada em humor negro e de mal gosto.
Frases como "War in Rio é reflexão e entretenimento canalha" ou "O objetivo do projeto é gerar uma discussão através de uma proposta cínica de diversão" me deixam com o pé atrás.
Jogo não é arte, jogo dificilmente discute alguma coisa. Jogo é algo associado a entretenimento puro, sem objetivo algum de reflexão.
Será que "rir" da situação no Rio ajuda em alguma coisa?
Será que "diversão cínica" não é justamente o que nos trouxe até aqui?

Ainda acredito que um bom livro, um bom filme ou um rap de qualidade que retratem o que acontece, ao invés de nos transformar em "peões" de traficantes têm mais efeito reflexivo que um momento de banalização extrema da guerra em que vive o carioca.

Ainda não vi os árabes rindo de sua situação...
Nunca conheci nenhum judeu que carregasse um joguinho de "entretenimento canalha" na bolsa...

Certas coisas não são definitivamente motivo de riso.
Bem brasileiro, infelizmente...

Inté!!

3 comentários:

Anônimo disse...

tati jeca... vou aproveitar o post tao legal para finalmente me apresentar e dar uma noticia que voce vai gostar bastante.... estou gravido tb. e assino normalmente como st e não td.... quem sabe Romeu podera ter um amiguinho(a) (ainda nao sei se sera sofia ou arthur) na capital....

Beijos St

Capitão-Mor disse...

Um blogue deveras curioso...
Parabéns pela entrega do relatório de mestrado. Também sei como essas coisas são custosas...
Nova blogsérie no ar!!!!!

Tati disse...

ST!!!!! Já suspeitei de você, inúmeras vezes!!!!!!!
TD só poderia ser alguém inteligente e que me conhecesse como você! Poucos amigos da minha vida são assim, e fico felicíssima em saber que é você!

Parabéns pelo baby, fiquei super feliz com a notícia!!!! Espero que dê tudo certo e que Sra. TD passe os nove meses bem e com a felicidade que merece!!!! Sei que com um marido como você ela terá todo o apoio e amor de que precisará!!!!
ADORO VOCÊ!!!

Capitão, obrigada, vou já conferir a série!!! A próxima é nossa, hein???
Beijos