segunda-feira, outubro 02, 2006

"Who´s afraid of the big bad wolf?"

Passei esse final de semana em frente ao power point elaborando uma apresentação sobre Chapeuzinho Vermelho... é incrível como ela é uma personagem atual e viva.... Vivíssima...

Nessa apresentação, a comparo com uma personagem de uma série de livros policiais para adolescentes, já da nossa época, que atua na descoberta de assassinatos e vive enfurnada em uma delegacia à caça de pistas...

Bom, naturalmente, a primeira impressão é que ela não tem nada de Chapeuzinho, não? Afinal, deve estar mais para Kate Mahoney que para menininha ingênua colhendo lindos morangos na floresta...

Não é bem assim... Realmente, ela enfrenta com astúcia as mais complicadas situações, mostra grande inteligência mandando os meninos se meterem nas enrascadas enquanto ela fica confabulando à beira da piscina... É fácil ser inteligente quando não se tem um séquito de bandidos querendo comer seu fígado, mas enfim...

O ponto não é esse... Ao final do livro, ela está sendo asfixiada pelo chefe dos traficantes e chega seu herói, o "gordo", para salvá-la. Como um príncipe, ele a liberta e faz a famosa respiração boca a boca... Ela recobra os sentidos, e mostra para os leitores a face moderna de Chapeuzinho Vermelho, dizendo:

"Delícia, gordinho, faz de novo!"

Até aí, tudo bem, se ele é seu príncipe, né? Mas ele vinha o livro todo a desprezando, namorando uma ruiva infernal da sala ao lado, a fazendo sofrer por amor já aos 11 anos...

"Delícia gordinho faz de novo???????" Fala sério, né?

Vai é reanimar a vovozinha!!!!

Mas tudo bem, nós todas já encarnamos essa capa vermelha moderna um dia, ou não? ou será que fui só eu?

Eu conheci vários lobos, e hoje dou risada do quão abestalhada eu fui, mas lá atrás não era pra rir não... Lembro de um, sem dar nomes aos bois, que ia sempre me ver na porta do colégio, na saída. Um belo dia, depois do carnaval, ele apareceu lindo, queimado de sol, os cabelos compridos e cacheados brilhantes, eu desfilando ele para as minhas amigas... Só faltava o cavalo branco. (que ele trocou por um Alfa Romeo verde...)

Ele, muito carinhoso, começa a me dizer como era bom o carnaval em Fortaleza, sol, praia, e... mulherada!!!!! É, ele me disse assim, na lata, que tinha ficado com várias........

Ah, Jeca, lógico que você virou um tapa na orelha dele e saiu andando, né?...

Bem, mais ou menos... Fiz aquele teatro básico, ele me pegou pelo pulso e teve a manha de inverter, afinal, tinha que entender eu: "era carnaval......"

"Delícia, gordinho, faz de novo..."

Mas a gente aprende... Afinal, como diz minha grande amiga Luli, com a idade não vêm só as rugas...

Depois de um tempo ele tocou a campainha de casa querendo voltar... Nunca esqueço do alívio que foi bater o portão na cara dele..... (ham ham... quer dizer, eu tinha vontade de me jogar pra dentro daquele Alfa Romeo, mas fui forte!)

Outros lobos vieram, alguns morderam mais, outros menos, mas no final, eu soube lidar bem com as feridas...

E a real é, que no fundo no fundo, todas queremos o mistério de andar na floresta, o medo do desconhecido, e as respostas para o "vovozinha, que boca graaande..."

Afinal, depois de um tempo, "who´s afraid of the big bad wolf, big bad wolf, big bad wolf?......."

Inté!

Um comentário:

Cláudia disse...

Tati
eu sempre digo que uma mulher tem direito de cometer erros na vida certo?
Coisas do tipo: sutiã de ombreira, calça semi-bag, cadarços do tênis de cor fosforescente, polaina de lã listrada sobre a calça jeans... (já deu pra ver que vivi intensamente a década de 80 né?).
Nesta lista de erros incluem-se os homens que dão origem a posts como o seu.
Recentemente namorei um que hj eu penso: como eu pude? Já era péssimo na ocasião, e piorou depois que terminamos, pq achou de fazer uma chapinha japonesa... sem palavras... vamos encerrar por aqui.
Medo do lobo mau eu nem tenho, mas do lobo cafona... sou traumatizada!
beijo