segunda-feira, abril 06, 2009

Cenas Jecas...

Quatro anos se passaram desde que pisei pela primeira vez no chão de terra da roça.
Quatro anos aqui, representam quatro Festas do Caqui, que acontecem anualmente.
Cada uma com uma progressão de expectativas que me ensinam muito sobre a Jeca que venho me tornando.
Para quem não sabe do que se trata, as cidades do interior realizam festas para honrar suas frutas típicas. Conhecidas são a Festa do Morango, de Atibaia e da Uva, de Jundiaí, por exemplo.
Aqui na nossa pequena cidade, temos a mais saborosa festa, a do caqui!
Lembro-me de que no primeiro ano de cidade, sabendo do evento, eu e Sr. Jeca saímos mais cedo do sítio para passarmos nas barracas. Minha expectativa era grande. Uma festa baseada em caqui deveria ter exemplares maravilhosos de doces, pães, sorvetes.... Hummm, vim com água na boca.
Minha felicidade prévia se deparou com a frustração em frente a 4 barracas de produtores diferentes vendendo o MESMO produto, o caqui. Só. Apenas.
Claro, que havia barracas de tudo, tapioca, churros, doces (de tudo, menos de caqui...), pesca, prenda, etc.
Do caqui mesmo, só a fruta. Nem os preços mudavam.

No segundo ano não fui, revoltada com o provincianismo da festa. Em fase urbaníssima, comprei minhas caixinhas de caqui 0,50 centavos mais caras no mercado mesmo e enquanto a sanfona rolava na rua, eu os deliciava geladinhos, no meu confortável sofá.

No ano passado demos outra chance à festa. Com mais barracas, pudemos comprar também goiabas e uvas,e para minha enorme felicidade, pude provar um mousse de caqui. Em um daqueles copinhos de café, sabe? Mas deu para ver, pelo menos, a evolução da galera.

Neste ano estou bem mais jeca. Ao ver a safra invadindo os mercados, logo pensei "A Festa do Caqui deve estar chegando!" Não que minha expectativa tenha aumentado, lógico, mas pelo menos minhadesconfiança diminuiu. Já fico feliz de economizar um real em duas caixas de uma das frutas mais deliciosas do mundo.
O evento deste ano cresceu foi para o parque da cidade, e ainda acompanhados das barracas de churros, esfiha, cachorro quente, os produtores se enfileiraram em suas 5barracas, onde pude comprar meus queridos vermelhinhos.

Entretanto, apesar de minha aumentada tolerância, não posso deixar de registrar uma cena absolutamente medieval, que certamente caberia em um quadro de Hieronymus Bosch:
Uma fila de pessoas se amontoava entre cordas para uma bela exposição de ...... caquis. É. Uma mesa alta foi montada com as mais belas espécies da fruta, (na minha visão leiga de Caqui Arte, todas do mesmo tom de vermelho...)e os visitantes passavam obedientemente enfileirados, coçando as barbichas, como se coça ao espremer os olhos no Louvre...
Será que o caqui sorri para mim, à la Monalisa????
A fila era grande demais, desisti....

Inté

4 comentários:

Rubi disse...

E agora as perguntas chatas dos Tugas, que falando a mesma lingua falam uma lingua diferente...lol...Que tipo de fruta e essa Tati? Beijo

Tati disse...

Rubi, o caqui é uma fruta visualmente parecida com o tomate, mas doce e muuito saborosa. Tem a consistência mole, e dá uma vez por ano, só, então por aqui nos esbaldamos.....
beijocas

Anônimo disse...

hahahahahaa.... adorei! Fila pra ver caqui, tem premio pro caqui mais bonito da festa?
bj
Caia

Cláudia disse...

Rubi, caqui é o nome do diospiro aqui no Brasil - desculpa, Tati, ficar respondendo seus comentários.

Tati, daqui a pouco vai ter eleição da Miss Caqui, e a edição de uma revista chamada Playcaqui, na qual os caquis vão sair sem pele e afirmando que não passaram pelo photoshop.

beijo