quarta-feira, abril 08, 2009

O bico....

É interessante relacionar alguns fenômenos a outros...
Um caso que me tem deixado bicuda, no sentido de cabelos em pé, é o fenômenos dos bicos, especialmente na espécia adolescente feminina.
As fotos que vejo postadas "diariamente"!!!!! de algumas adolescentes me fazem pensar...
Primeiro na solidão delas...
Geralmente são elas por elas, ou seja, com uma câmera digital na mão, enquanto deixam as tarefas de lado, postam-se em frente ao espelho e ficam posando de Kate Moss para elas mesmas, refletindo o isolamento paradoxal que a internet causa...
Na minha época, felizarda, de pré-internet, nós nos reuníamos com as amigas (cara a cara, uma na casa da outra!!!) e nos empetecávamos de modeletes, fingindo estar no clip Freedom do George Michael (as da minha geração entendem bem......)

O segundo pensamento que me vem à cabeça é a efemeridade da imagem capturada, do instante guardado através da lente. A câmera digital permite a elas que tirem umas 500 fotos do mesmo bico, da mesma franja na cara, e da mesma lateral (sim, por que para elas, foto que se preze é escondida, como manda o bom relacionamento online), todas representações do mesmo instante solitário.
Sem querer dar uma de tia véia, na minha época, tirar foto era realmente um ato de guardar momentos especiais. Me lembro muitíssimo bem de uma briga homérica que tive com minha mãe, quando eu tinha uns 10 anos. Estávamos nós em Maceió, e prontas para uma sessão de fotos na praia. Eu bati o pé que queria fazer um "book", que queria fotos de modelo, e minha mãe me deu o maior esculacho, dizendo que as fotos eram pra marcar nossas férias na praia.
É LÓGICO que saí em TODAS as fotos com caras e bocas, esvoaçando os cabelos e olhando apertado para as lentes. Mas ao lado da minha irmã e da minha prima, com cara de "oba, estamos fazendo castelo de areia!"

Hoje em dia os momentos especiais passam batidos. De um passeio escolar, ficam as fotos do ônibus, bicos, franjas, laterais e poses. Daqui há alguns anos, quando elas quiserem se lembrar como foi o passeio ao Museu do Imigrante, ou à exposição do Einstein, ou ao Museu da Língua Portuguesa, terão as mesmíssimas imagens, delas mesmas, modificadas em poses falsas que em NADA demonstram quem são. Foram esta semana ao observatório, um passeio noturno, e como não fui, estava louca para ver as fotos. Que decepção.... "O passeio foi mara!!!!" e a mesma roda dos mesmos bicos, dentro do mesmo ônibus...
Que pena....
Delas.....

Inté!!

11 comentários:

Pri S. disse...

Nesse eu tive que comentar! Concordo plenamente com tudo o que vc expôs. E pelas coisas q vc disse, talvez sejamos mais ou menos da mesma época.. rs E vou te falar q eu marcava meus momentos fazendo agenda (lembra disso?) já que câmera fotográfica não ficava na mão da gente toda hora... Talvez seja o egocentrismo da adolescência, a necessidade de auto-afirmação, o desejo de construir uma imagem e de ser igual à maioria... Meio parte do processo. Mas não deixa de ser uma PENA! rsrsrs Bem legal esse texto!

Tchuls disse...

Isso ai, Jeca.
Beijo.

Ricardo disse...

oi Tati, sou eu Ricardo do 9 ano uahauh. Adorei o seu teeextoo! muito bom, ótimo, wonderful realmente, principalmente a parte das fotos com franja e mesmo lado da cara, ficou d + =D.á! me esquecia, eu tenhu uma blog novo cerrrto? passa lá qualquer hora pra ver se está bom, pra trocar opniões resumindo. Valeu Pro, mais uma vez adorei esse texto aie os outros tambem : )
http://anarquiaesocialismo.blogspot.com/

Unknown disse...

Quem que aguenta esse bicos? Elas acham que são a GB? E o pior: todas iguais. Tá certo que a adolescência é a época da turma, da tribo, mas tudo tem limite. Se fosse minha filha ficaria sem máquina, de castigo! ;)

Unknown disse...

ADOREI O POST E O COMENTÁRIO DA PRI, EU TAMBÉM FAZIA AGENDA, E FOTOS QUANDO OS BICOS APARECIAM ERAM PORQUE REALMENTE ESTAVAMOS BRAVAS, E NÃO FAZENDO POSE.

Cláudia disse...

Tati, discordo muito.
Acho que as meninas de hoje são bem parecidas com nós mesmas em nossa época de meninas, apenas com recursos diferentes.

E quanto ao isolamento devido à internet, acho que quem se isolaria naturalmente só vê nela um canal a mais, assim como quem é social usa a internet como um canal a mais de comunicação - a Bela faz isso, inclusive para manter contato estreito com um amigo querido que está fazendo intercambio nos EUA. E mesmo ela sempre pendurada no computador, aqui em casa vive cheio de amigos dela, e todo fim de semana ela tem programação intensa com eles.

É como videogame: a pessoa pode usar para se isolar e ficar jogando sozinho, ou pode usar para promover um campeonato com os amigos e cada fim de semana a etapa é na casa de um deles. Da mesma forma como nos juntávamos pra jogar War.

Mesmo as fotos "com o bico" são apenas parte do universo de um monte de fotos com amigos, animais de estimaçao, família, etc. Elas também usam as fotos para guardar momentos especiais.

E assim o farão Romeo e Iolanda, ela também vai tirar um monte de fotos com bicos e franja na cara se essa for a moda na época em que ela tiver 13 ou 14 anos.

Mas no fim, eles são muitíssimos parecidos conosco na mesma idade.

beijo

Anônimo disse...

ai, que saudade dos seus textos!!! concordo plenamente com o que vc fala nesse texto, fora que elas acabam parecendo TODAS iguais, e conseguem ate se enfeiar... lembra da sensacao que era revelar as fotos.. nossa, ansiedade, todo mundo querendo ver como saiu.. haha.. depois a gente ainda colocava aquelas frase que vinham junto, lembra? saudades!
bj
Caia

Anônimo disse...

Olá Tati, acabei caindo no seu blog por acaso, fazendo pesquisar com temas relacionados ao meu blog: www.2jecanomundo.wordpress.com

Acho que temos a temática em comum. Entre em contato! Grande abraço, Guto Brinholi

Anônimo disse...

o pior que na maioria das vezes elas utilizam fotos sensuais.... isso induz muitos homens que tem a mente fraca a pedofilia..
isso é uma realidade!!!!
acho que essas meninas têm que ser acompanhadas de perto pelos pais, pois essa vontade de ser aceitas nesses grupos pode ser perigoso!!

atenciosamente.

Anônimo disse...

Hey guys,

I'm just browsing sites for the children of Haiti.

I'm doing my part for a non-profit haiti organization that spends their time to
building oppurtunities for the children in haiti. If anyone wants to give money then this is the site:

[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

They provide kids in Haiti books and teach them.

And yes, they're legit.

Please help us

Anônimo disse...

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13415][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-91.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13240][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-90.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13236][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-87.jpg[/IMG][/URL]

[URL=http://www.wallpaperhungama.in/details.php?image_id=13234][IMG]http://www.wallpaperhungama.in/data/thumbnails/117/Minissha Lamba-85.jpg[/IMG][/URL]


[url=http://www.wallpaperhungama.in/cat-Minissha-Lamba-117.htm][b]Minissha Lamba Hot Wallpapers[/b][/url]

Photo gallery at WallpaperHungama.in is dedicated to Minissha Lamba Pictures. Click on the thumbnails on enlarged Minissha Lamba pictures, live photographs and snobbish photos. Also constraint discernible other Pictures Gallery recompense Turbulent quality and Momentous Resolution image scans, silver screen captures, moving picture promos, wallpapers, hollywood & bollywood pictures, photos of actresses and celebrities