domingo, outubro 06, 2013

Carta a um assassino de Clássicos..


Caro Sr. Vestibular,
Peço perdão pela liberdade que tomo ao entrar em contato direto com o Sr. Afinal, sois uma instituição gigante e altamente temida no Brasil, e eu apenas uma leitora, aluna e professora. Grão de areia em vosso sapato italiano....
Deixo o vós de lado. Afinal, não vos respeito taaanto assim para tamanha formalidade. Ou melhor, não o respeito tanto assim...

Vamos ao que interessa.

O senhor é um grande sacana. Sei que deve estar pensando que sou mais uma que vem defender seu fim, e dizer que o Sr. é cruel com meus queridos alunos. Mas não é isso que quero dizer. Minha discussão é bem mais simples.

O Sr. matou nossos clássicos...

Sim, matou. Assassinou.  Com requintes de crueldade fez com que as obras primas de nossa Literatura saíssem das estantes de Literatura Brasileira para virarem coleções nas madeiras da sessão “Juvenil”.... Suas listas cheirando a mofo (afinal, pouco mudaram da época em que eu me sentei com o Sr. à minha frente, há exatos 20 anos) dizem que nossa única Literatura de qualidade parou no século XIX. Ou no máximo, no Modernismo. Quase cem anos.... Desde então não produzimos mais nada que valha a pena ler, não? Corrija-me se estiver errada, mas é isso que entendo de suas listas.

O Brasil é o único país que conheço cujos adultos não leem mais os grandes clássicos. Falar em Machado de Assis, José de Alencar ou Mário de Andrade para um adulto culto significa ouvir dele “Nossa, lembro que gostei (ou não) quando li pro Vestibular.” O Sr. prestou (e continua prestando) um enorme desserviço à nossa Arte Escrita.

E assim entramos num ciclo vicioso letal. Somos obrigados a ler os títulos que o Sr. nos impõe sem espaço para formar efetivamente adolescentes leitores. Sim, caro Sr. se sua intenção ao indicar apenas tais obras era formar leitores o Sr. errou LONGE. Estamos, sim, formando leitores de RESUMOS, enquanto poderíamos guia-los por páginas mil vezes mais adequadas ao Universo deles. Assim, ao se tornarem adultos mais críticos e com mais bagagem de vida, iriam sozinhos à estante de Literatura Brasileira atrás dos grandes nomes. E os reconheceriam como tal. Na sessão que lhes cabe.

Machado de Assis não é um autor juvenil. O Sr. o tornou um... E tirou dele um público que lhe seria muito mais fiel...

Minha sugestão ao Sr. é que tire as teias de aranha do seu pensamento, que abra os horizontes e converse mais de perto com os adolescentes. Leia mais... (acho que o Sr. lê pouco, já que indica sempre os mesmos livros...) Acredito que o Sr. vá descobrir que Literatura se faz em todos os tempos, e que pode avaliar o nível de cultura dos alunos com títulos mais modernos e adequados a eles, dentre alguns títulos clássicos sim, por que não? Alguns....

Aí sim, Sr. Vestibular, terá meu respeito de volta. E teremos gerações mais leitoras. E teremos aulas de Literatura mais dinâmicas e vivas.

Quem sabe, até, terá o “Vós” que lhe tirei...

Atenciosamente

3 comentários:

MH disse...

Amei, Tati! Assino embaixo! :-) beijo

Tchuls disse...

Olha eu aqui, de novo.

Beijo,

Tchuls disse...

Desculpe repetir o comentário.

É que demorou um pouco pra eu entender que você tem que aprovar antes de aparecer.